quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Se eu pudesse criar um museu

Se eu pudesse criar um Museu....que peças escolheria????

Propostas de coleção de objetos

A minha escolha dos três objectos, teve por base uma frase de Gard:

“Não tenham outra ambição que não seja libertar o Buda que está em vós, porque todo o Homem é um Buda em potência e alcançará, através dos Avatares mais ou menos numerosos, a iluminação."

Um Museu tem como finalidade Educar e partilhar conhecimento, tendo a humildade de perceber que ninguém o tem, apenas o mostra, o guarda e procura de certa forma aceder esse mesmo conhecimento a todos. 
O Homem divide-se em cérebro (controla ao nível biológico) e a mente (que absorve a cultura) através de experiências transformadoras da vida. E os museus proporcionam à mente o substrato cultural que a transforma e educa. O intelecto e a sensibilidade funcionam em conjunto da mesma forma que os cinco sentidos trabalham em comunhão entre si, aprendendo a "abrir" a mente, num olhar reflexivo sobre o EU.
Este museu teria a responsabilidade de angariar, manter, preservar e possibilitar a todos os que o acedessem toda a história, finalidades e objectivos das Mandalas, tanto ao nível nacional como internacional. Seria de extremo valor, a possibilidade de actividades e workshops a realizar dentro do museu para uma maior conhecimento e divulgação desta forma de representação do Eu.
Um dos objetivos da criação deste museu mandaliano, seria criar a ponte entre os três estágios de consciência (Divino, mental e físico), de forma a potencializar uma nova consciencialização do Homem. Não existem museus de consciencialização do Homem enquanto ser transcendental, capaz de alcançar estágios superiores de consciência, e por isso seria um museu diferente mas visionário (muito à frente ;)), de uma nova geração que procura encontrar respostas para o seu próprio auto-conhecimento.  
A 1ª exposição chamar-se-ia "(Trans)mutação da Civilização", na qual seriam expostas estas três peças
1ª Mandala kalachakra - representação do Divino

2ª Mandala 11#3 - representação da mente criativa
3ª Mandala feita por alunos - representação do plano físico

Através da relação entre estes três estágios, procura-se ter uma perspectiva global das várias representações de mandalas, procurar uma auto-consciência do observador que observa, reflecte e sente a própria representação, numa busca pela consciência relacional, social e colectiva.

1 - Mandala kalachackra


Uma mandala Kalachackra geralmente é feita em tecido (ras-bris-kyi dkyil-‘khor), na qual é representado bidimensionalmente o palácio da divindade e do seu ambiente. Por vezes, além de pintadas em peças de tecido, podem também aparecer num suporte de papel, e colocadas dentro de uma moldura feita em madeira, de forma quadrangular e pintada e/ou decorada, com os lados abertos e um pequeno telhado.              
2 - Mandala 11#3

Título: Mandala 11#3
Autor: Jorge lancinha
Ano: 2004
Técnica: Mista c/papel
Dimensões: 37x30
Exposição: Diário de mandalas

Esta mandala pertence a um conjunto de representações de mandalas, que abriram a exposição Diário de mandalas, do artista plástico português Jorge Lancinha. O intuito deste artista,  na representação da cruz, no centro da mandala,  corresponde ao simbolismo da divisão do mundo, numa polaridade dupla, onde os opostos se encontram, formando uma terceira energia entre eles. Este artista pretende representar as qualidades de ambos, mas ao mesmo tempo livre dessa própria contradição. Segundo o artista "É este terceiro poder que nos permite alcançar o estado de harmonização necessário para o encontro com o self."
A finalidade em expor Mandalas de diferentes artistas, seria a própria representação do Divino, por alguém que utiliza a criatividade como fonte de expressão. Neste caso, seria a ponte entre o poder mental/criativo e o poder Divino.


2 - Mandala representativa do Eu



Título: Mandala orgânica
Autor:  (aluno do 8ºano)
Ano: 2010
Técnica: Mista c/papel e materiais orgânicos
Dimensões: 30x30
Exposição: Arte e Design na Escola Sec. Romeu Correia - Feijó

Esta mandala, pertence a uma série de mandalas que a turma do 8º ano da Escola Sec. Romeu Correia, no Feijó-Almada, criou, no âmbito da disciplina de Arte e Design. Ao longo do ano lectivo de 2010/2011, foi desenvolvido o estudo e criação de mandalas, com o propósito de auto-conhecimento e reflexão sobre a forma como os alunos se percepcionavam tanto ao nível escolar, emotivo e familiar. A principal finalidade destas actividades foi proporcionar um lugar de pertença e afinidade com o meio escolar, tendo em conta a sua própria individualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário